
ARTIS COLEGUIM
SOBRE NÓS
Criada em 2001, é uma organização cultural que tem como objetivos a promoção de concertos, difusão da cultura, incentivo à música e cultura em geral e trabalha promovendo a inclusão e circulação musical através da produção de projetos e espetáculos. Em 2004 obteve reconhecimento de Utilidade Pública Municipal. Desde a sua criação assumiu um compromisso, dando importância à música erudita de câmara e a formação de plateia e ampliação da educação musical.
Desenvolve os projetos da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”, considerada um dos grupos camerísticos mais conceituados do país, que tem a educação como parte primordial de sua missão. É responsável pela produção dos eventos, projetos e captação de recursos para a OSCL, promovendo ações que levam atividades educacionais e música de concerto para crianças e adolescentes, utilizando a arte como poderosa ferramenta de desenvolvimento, promovendo a elevação da auto-estima e ampliação do universo criativo de alunos e educadores.

ARTIS COLEGIUM
Musicalização
Orquestrando o Futuro – Oficinas de Musicalização
O projeto acontece desde o início de 2023 e atende atualmente 23 unidades escolares municipais, contabilizando mais de 1200 alunos, oferecendo oficinas de musicalização. As aulas de musicalização com introdução à prática orquestral são ofertadas para alunos na faixa etária entre 6 e 11 anos, explorando o ensino coletivo, onde todos os instrumentos de cordas são ensinados. Nos CMEIS, os professores trabalham com percepção sonora e corporal, ritmo e outros atributos específicos para a idade atendida, que vai de 3 a 5 anos. Além da sala de aula, o projeto oferece a oportunidade de protagonismo para os alunos, os levando para apresentações, concertos e eventos diversos. O projeto conta com uma equipe pedagógica de coordenadores e dez professores, todos musicistas profissionais, que acumulam anos de experiências didáticas e artísticas.
Coordenação

Irina Ratcheva é coordenadora geral do Orquestrando o Futuro. Possui graduação em música e especializações diversas concluídas na Bulgária, seu país de origem. Vencedora de prêmios e doutoranda em música de câmara, pesquisa a obra de Villa-Lobos. É co-fundadora e coordenadora da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”, responsável por todos os seus projetos e também atua com produção cultural em Londrina e região.
Ensino de Cordas

Evgueni Ratchev é diretor artístico dos projetos da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Formado na Academia Superior de Música de Sófia (Bulgária). Atuou em várias orquestras sinfônicas no Brasil e foi regente convidado da Garland Symphony Orchestra, New Symphony Orchestra of Arlington e Las Colinas Symphony Orchestra. Foi spalla da OSUEL e atua como professor de violino em Londrina e realizando master-classes pelo mundo.

Natanael Fonseca é mestre em violão erudito pela Universidade de Aveiro – Portugal. É violista da OSUEL e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, com a qual participou da gravação de seus cinco discos. Apresentou-se em recitais por todo o mundo. É coordenador das oficinas do Projeto Orquestrando o Futuro e desenvolve projetos pedagógicos em festivais por todo o Brasil.

Bárbara Scarinci é professora, violinista e formada em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Iniciou seus estudos com 4 anos de idade, foi aluna do maestro Evgueni Ratchev e desde 2008 integra a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, participando de diversos concertos, projetos socioculturais, gravações, concertos didáticos e mais.

Débora de Paula tem formação e especialização em música (UEL). Em sua formação como violinista, foi aluna de grandes professores, além de atuar em formações camerísticas, orquestrais e projetos de música popular. Ministra aulas de violino desde 2009, se especializando em pedagogia para o ensino de violino. Atua em escolas particulares de Londrina e no projeto Orquestrando o Futuro.

Jorge Silva é professor e atua como contrabaixista na Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e OSUEL e já se apresentou em diversos Festivais, atuando como convidado por grandes orquestras brasileiras. Foi professor de contrabaixo na Escola de Música do Estado do Maranhão e ministra aulas para crianças e jovens do FEMUSC.

Múcio Lobato é violinista, professor e educador, com especialização em Arte e Educação pela INSEP. Em sua trajetória teve grandes professores como Ayrton Pinto, Alberto Jaffé e Evgueni Ratchev. É integrante da OSUEL e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, já tendo se apresentando em grandes festivais no Brasil e no mundo.

Miriam de Souza é licenciada em Música pela Universidade Estadual de Londrina e professora de educação musical e cordas friccionadas. Iniciou seus estudos em 2008. Participou de orquestras, estagiou em diversas escolas e leciona em projetos musicais desde 2014, compartilhando sua vivência na música.

Nátalie Nietsche é violinista e graduou-se em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Participou da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Orquestra Filarmônica da UFPR e Orquestra Sinfônica da EMBAP. Atuou como Professora de Violino na Fundação Indaial de Cultura (Indaial, SC) e atualmente no Orquestrando o Futuro.
Musicalização

Beathriz Caetano é graduada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós graduanda em Musicalização Infantil. Atua como professora de Musicalização e Ballet infantil desde 2022 em escolas particulares e no Projeto Orquestrando o Futuro desde Maio de 2024.

Kelleagnes Marques é graduada em Música pela Universidade Estadual de Londrina, em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jale e tem especialização em Alfabetização e Letramento pela UNINA. Tem extensa atuação como professora de musicalização e educadora musical. Atualmente exerce a profissão no projeto Orquestrando o Futuro e na Clínica Afetiva.

Letícia Marchioli é professora de canto e musicalização infantil, graduada em Música – Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina. Ela também participou de vários cursos em festivais relacionados ao canto e performance, prática de MPB e jazz, bem como cursos na área de educação musical. Atualmente, trabalha na escola Studio Musical e no projeto Orquestrando o Futuro.









